Blog Conatus

Nova Resolução sobre implementação de sistema de controles internos para Instituições Financeiras

9 dez, 2021
controles internos

O Banco Central do Brasil – Bacen, publicou em 25 de novembro de 2021, a Resolução n° 4.968 que estabelece os sistemas controles internos das Instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen. A seguir alguns trechos da Resolução:

As Instituições Financeiras devem implementar e manter sistemas de controles internos compatíveis com a natureza, o porte, a complexidade, a estrutura, o perfil de risco e o modelo de negócio.

 

OBJETIVOS CARACTERÍSTICAS

Desempenho: relacionado à eficiência e à efetividade no uso dos recursos nas atividades desenvolvidas;

Informação: relacionado à divulgação voluntária ou obrigatória, interna ou externa, de informações financeiras, operacionais e gerenciais, que sejam úteis para o processo de tomada de decisão; e

Conformidade: relacionado ao cumprimento de disposições legais, regulamentares e previstas em políticas e códigos internos.

  • Devem ser contínuos e efetivos;
  • Contemplar todos os níveis de riscos;
  • Integrado as atividades rotineiras das áreas mais relevantes;
  • Revisados e atualizados periodicamente.
  • Definição de responsabilidades
  • Comunicação tempestiva em todos os níveis hierárquicos.

Relatório Anual sobre os Sistemas de Controles Internos

O acompanhamento sistemático das atividades relacionadas com os sistemas de controles internos deve ser objeto de Relatório Anual, contendo:

  • Avaliação sobre a adequação e a efetividade dos sistemas de controles internos;
  • Recomendações a respeito de eventuais deficiências, com o estabelecimento de cronograma de saneamento, quando for o caso; e
  • Manifestação dos responsáveis pelas correspondentes áreas a respeito das deficiências encontradas em verificações anteriores e das medidas efetivamente adotadas para saná-las.

O Relatório Anual deverá ser submetido ao Conselho de Administração, ou, se inexistente, à Diretoria, bem como às auditorias interna e externa da instituição, além de ser mantido a disposição do BACEN pelo prazo de 5 anos.

Dentre as responsabilidades do Conselho de Administração, está de garantir que a Diretoria da Instituição tome as medidas necessárias para identificar, medir, monitorar e controlar os riscos de acordo com os níveis de riscos definidos.

A partir de 10 de janeiro de 2023, as Instituições Financeiras devem designar perante o Banco Central do Brasil – Bacen, o Diretor responsável pelo cumprimento dos sistemas de controles internos.

Estão desobrigadas ao atendimento desta Resolução sobre controles internos às Administradoras de Consórcio e às Instituições de Pagamento, que devem seguir as normas editadas pelo Banco Central do Brasil no exercício de sua competência legal.

Ficam revogadas as Resoluções nº 2.554, de 24 de setembro de 1997, nº 3.056, de 19 de dezembro de 2002, e  nº 4.390, de 18 de dezembro de 2014.

Veja nossa publicação sobre as Políticas para as atividades da Auditoria Interna.

Fonte: Banco Central do Brasil – Bacen

 

 

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Inscreva-se para mais novidades.