Blog Conatus

Divulgação do Demonstrativo de Composição e Diversificação de Carteira de Fundos de Investimentos

11 nov, 2022
demonstrativo de composição

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM publicou em 1º de novembro de 2022, a Resolução CVM nº 172, que trata do modo do envio e divulgação do Demonstrativo de Composição e Diversificação de Carteira – CDA dos Fundos de Investimentos classificados como “Ações – ativos” e como “Previdenciários de ações – ações ativos”.

Fica estipulado a alteração, em caráter experimental, em requisitos regulatórios relacionados ao envio e à publicidade da identificação e a quantidade de valores mobiliários no demonstrativo de composição e diversificação de carteira (“CDA”):

Fundos de investimentos Prazo anterior art. 56, II, § 2º, Instrução nº 555/14 Novo prazo – Resolução CVM n° 172/22
Classificados como “ações – ativos” e “previdenciários de ações – ações ativos”. 90 (noventa) dias após o encerramento do mês, podendo ser prorrogado uma única vez, caráter excepcional, e com base em solicitação fundamentada submetida à aprovação da CVM, até o prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias). Por até 180 (cento e oitenta) dias.

 

O novo prazo não requer o envio de solicitação fundamentada à CVM para a realização da ocultação da informação.

Está exceção são para os casos onde Fundo possua posições ou operações em curso que possam vir a ser prejudicadas pela sua divulgação, possibilitando a omissão da sua identificação e quantidade, registrando somente o valor e a percentagem sobre o total da carteira.

Para os Fundos de Investimentos regidos pela Instrução CVM 555/14, esta Resolução entra em vigor em 1 de dezembro de 2022.

Fonte: Comissão de Valores Mobiliários

Gostou desta matéria? Leia sobre as Mudanças Necessárias nos Regulamentos das Distribuidoras e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários.

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Inscreva-se para mais novidades.