Blog Conatus

CVM prorroga prazos de assembleias ordinárias e publicações devido ao COVID-19

2 abr, 2020

Foi publicado ontem, dia 31 de março de 2020, a Deliberação CVM nº 849 que estabelece novos prazos para apresentação de informações financeiras, com vencimento durante o exercício de 2020, assembleias e outros assuntos, em decorrência da recente publicação da Medida Provisória nº 931/20, que alterou a Lei das Sociedades Anônimas, o Código Civil e a Política do Cooperativismo.

Essa Deliberação veio para adequar exigências regulatórias da CVM às medidas restritivas já estabelecidas pelos Governos, Estados e Municípios em decorrências da pandemia mundial do COVID-19 (“Novo Corona Vírus”). No mês de março o Governo emitiu a Medida Provisória nº 927/2020, visando a preservação de empregos e postergação de recolhimento de encargos sociais.

Este foi um pleito da Companhias reguladas, bem como de entidades como a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon.

A Medida Provisória alterou a forma e prazos de realização das assembleias geral ordinária previstas para os exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2019 ou a encerrar em 31 de março de 2020.

A Deliberação CVM nº 849 traz os prazos limites de entrega das informações do exercício de 2020 passam a ser obrigatórios para as Companhias Abertas:

Informações

(obrigações acessórias)

Norma relacionada Novo prazo prorrogado
Demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/19 Art. 68, § 1º, “b”, da Lei n° 6.404, de 1976 6 (seis) meses após o término do exercício social.
Demonstrações financeiras do exercício findo em 31/03/20 art. 68, § 1º, “b”, da Lei n° 6.404, de 1976 6 (seis) meses após o término do exercício social
Formulário cadastral Art.23 da Instrução CVM 480, de 2009 por 2 (dois) meses, ou seja, até 31/07/2020.
Formulário de Referência § 1º,  art. 24 da Instrução CVM 480, de 2009 7 (sete) meses contados da data de encerramento do exercício social, ou seja, 31/07/20.
Demonstrações Financeiras à CVM na data em que forem colocadas à disposição do público § 2º do art. 25, em relação aos emissores nacionais Não poderá ultrapassar o prazo de 5 (cinco) meses.
Formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP Alíneas “a” do inciso II do caput do art. 28; 5 (cinco) meses contados o encerramento do exercício social ou da mesma data de envio das demonstrações financeiras, o que ocorrer primeiro, , ou seja, até 30/08/2020.
Informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas § 1º do art. 29-A; 9 (nove) meses contados da data de encerramento do exercício social, ou seja, 30/09/2020.
Informações Periódicas (Relatório Anual) Art. 15 da Instrução CVM nº 583, de 20 de dezembro de 2016 6 (seis) meses após o fim do exercício social do emissor
Informações Trimestrais (ITR) referente ao 1º trimestre do exercício social das Companhias com exercício social findo em 31/12/19 Inciso II do caput do art. 29 da Instrução CVM nº 480, de 2009 45 (quarenta e cinco) dias o prazo previsto, ou seja, até 30/06/2020.
Envio aos órgãos da Administração o Relatório de Controles Internos  relativo ao ano civil de 31/12/19. Art. 7º, § 2º, da Instrução CVM nº 539, de 13 de novembro de 2013 3 (três) meses, o prazo previsto, ou seja, até o último dia útil do mês de julho/20.
Fundos de Investimentos Regulados pela CVM

Os Fundos de Investimentos poderão realizar assembleia geral, ordinária e extraordinária, de forma virtual, mesmo que não previsto em regulamento, para todas as matérias a serem deliberadas durante o exercício de 2020.

Os Fundos de Investimentos poderão autorizar que as demonstrações financeiras, relativas aos exercícios sociais findos entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de março de 2020, possam ser consideradas automaticamente aprovadas caso a assembleia correspondente, convocada nos termos do inciso VI, não seja instalada em virtude do não comparecimento de quaisquer investidores, desde que o relatório de auditoria correspondente não contenha opinião modificada.

Fica suspensa pelo prazo de 4 (quatro) meses a eficácia do artigo do art. 13 da Instrução CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, correspondente a negociação nos mercados regulamentados de valores mobiliários depois de decorridos 90 (noventa) dias de cada subscrição ou aquisição pelos investidores, quando, alternativa ou cumulativamente, for o adquirente for investidor profissional, e tratar-se de valor mobiliário emitido por companhia registrada na CVM.

Esta Deliberação entrou em vigor na data da sua publicação, sendo muito benéfica para a organização e adaptação as rotinas das entidades Reguladas pela CVM, portando é de suma importância a atenção aos novos prazos de cumprimento das obrigações acessórias para que se evite penalidades pecuniárias por atrasos.

Veja também aqui em nosso blog o conteúdo sobre a MP nº 931.

Fonte: Comissão de Valores Mobiliários – CVM

Compartilhe:

Últimas Publicações

CTG 10: Diretrizes contábeis no uso de Crédito de Carbono

CTG 10: Diretrizes contábeis no uso de Crédito de Carbono

Com a crescente importância dos temas ambientais e aproveitando a onda da COP 30, reunimos uma série de conteúdos focados na transparência financeira e contábil para apoiar empresas na construção de uma gestão mais sustentável. Neste primeiro post, faremos um resumo...

Novas Regras na Tributação de Pessoas Físicas

Novas Regras na Tributação de Pessoas Físicas

A Lei nº 15.270, de 26 de novembro de 2025, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, promoveu alterações na tributação da renda das pessoas físicas e entre essas mudanças destacamos: revisão das faixas de incidência mensal do imposto de renda; definição...

Inscreva-se para mais novidades.