Blog Conatus

Indenização homologada na justiça do trabalho não é dedutível

7 jun, 2022
indenização

Por meio da Solução de Consulta Cosit nº 77, de 21 de junho de 2021, a Receita Federal esclareceu que os valores pagos a empregado a título de indenização por danos morais e materiais, fixados em acordo homologado judicialmente, não constituem despesas necessárias, usuais e normais no tipo de transações, operações ou atividades da pessoa jurídica, pelo que, consequentemente, são indedutíveis na determinação do lucro real e da base de cálculo da CSLL.

De acordo com o artigo 311 do decreto 9.580/18, in verbis:

Art. 311. São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da fonte produtora (Lei nº 4.506, de 1964, art. 47, caput).

§ 1º São necessárias as despesas pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa (Lei nº 4.506, de 1964, art. 47, § 1º).

§ 2º As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa (Lei nº 4.506, de 1964, art. 47, § 2º).

§ 3º O disposto neste artigo aplica-se também às gratificações pagas aos empregados, independentemente da designação que tiverem.

Segundo nosso especialista em impostos diretos da Conatus Audit, Rodolfo Martini, para que as empresas evitem prejuízos financeiros com multas e juros, elas deverão elaborar os controles adequados juntamente com sua equipe jurídica, e apresentar os valores que serão considerados não dedutíveis na apuração dos IRPJ / CSLL, como por exemplo as indenizações homologadas na justiça.

A Conatus Audit auxilia as empresas na elaboração dos controles dos pagamentos das ações quando for identificado pagamento de dano moral e material.

Possuímos uma equipe de profissionais capacitados que auxiliará a sua empresa tanto na preparação dos controles quanto na revisão sobre a consistência das informações necessária para atendimento a solução de consulta.

Para saber mais fale conosco.

Fonte: RFB – Receita Federal do Brasil

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Inscreva-se para mais novidades.