Blog Conatus

Novas regras para aplicação do Preço de Transferência

6 mar, 2023
Preço de Transferência

Publicada a Instrução Normativa 2.132/23 que trata das novas regras para aplicação do Preço de Transferência previstas na Medida Provisória nº 1.152/22,e traz o detalhamento de alguns aspectos sobre a formalização e efeitos da opção pelas novas regras.

A Instrução Normativa publicada pela Receita Federal é curta e os principais pontos resumimos abaixo:

1. Formalização do pedido de opção: As empresas poderão optar pelas novas regras no período de 1º a 30 de setembro de 2023, de forma digital;

2. A definição do princípio “Arm’s Length”;

3. Definição sobre as opções as formas dos ajustes: Espontâneo, Compensatório e Primário. Neste item vale ressaltar que, ajuste compensatório traz a possibilidade de utilização de notas de crédito, débito ou outro documento fiscal/comercial.

4. Dedução de Royalties: Não dedutibilidade dos pagamentos de royalties para entidades residentes ou domiciliadas em país ou dependência com tributação favorecida ou que sejam beneficiárias de regime fiscal privilegiado.

Embora a Instrução Normativa ainda se trata sobre uma medida provisória que está em trâmite no legislativo, ele somente esclarece em alguns pontos, é importante dizer ainda muitos itens precisam ser ajustados.

Segundo nosso especialista em impostos, Rodolfo Martini acredita que a Receita Federal esteja trabalhando com todos os pontos sobre este tema, e será importante o empresário estudar sua operação, porém que com esta Instrução Normativa mostra ao mercado o avanço do Brasil no alinhamento das regras brasileiras ao padrão internacional, quando falamos de Preço de Transferência.

Por fim, a publicação desta instrução deixou bem claro para todos que o projeto do Brasil entrar para OCDE está muito próximo.

Confira também nossa postagem Novo projeto sobre as regras de Preço de Transferência e saiba mais sobre transfer pricing.

A Conatus Auditores vem acompanhando todas as alterações da legislação.

Fonte: Diário Oficial da União

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Inscreva-se para mais novidades.