Blog Conatus

Divulgação de Demonstrações Financeiras relacionadas à Sustentabilidade

25 out, 2023
financeiras relacionadas à sustentabilidade

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a norma que trata da elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com base no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board – ISSB.

O International Sustainability Standards Board – ISSB, na tradução, Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade, foi criado em 2021 pela Fundação IFRS, na COP26, cujo objetivo é desenvolver padrões de divulgação de sustentabilidade pelas entidades, visando maior transparência aos investidores e a sociedade em geral.

Esta norma entra em vigor a partir de 1º de novembro de 2023, aplicável aos exercícios sociais iniciados a partir de 1º de janeiro de 2023. A seguir alguns trechos da Resolução 192:

Adoção de forma voluntária

As Companhias Abertas, Fundos de Investimento e Companhias Securitizadoras podem adotar de forma voluntária.

A companhia aberta deve declarar a opção de divulgação, indicando o exercício social de início da adoção voluntária, preferencialmente até 31/05/2024, limitada esta opção, ou sua revisão, até 31/12/2024, por meio de comunicado ao mercado. Já os Fundos de Investimento e as Companhias Securitizadoras poderão declarar a opção, ou sua revisão até o final do exercício social anterior à primeira elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, por meio de comunicado ao mercado.

Aplicação obrigatória

Fica estabelecida, para as Companhias Abertas, a obrigatoriedade de elaboração e divulgação do relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade a partir dos exercícios sociais iniciados em, ou após, 1º de janeiro de 2026.

Prazos de entrega

Adoção voluntária Na mesma data de entrega do Formulário de Referência – FRE
Aplicação obrigatória Em até 3 (três) meses contados do encerramento do exercício social ou na mesma data de envio das demonstrações financeiras, o que ocorrer primeiro.

 

O relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade deve ser objeto de asseguração por auditor independente registrado na CVM, em conformidade com a Resolução CFC nº 1.710/2023, observando os seguintes prazos:

Relatório de asseguração limitada Até o final do exercício social de 2025
Relatório de asseguração razoável A partir dos exercícios sociais iniciados em, ou após, 1º de janeiro de 2026

 

Segundo o líder de auditoria da Conatus, Luiz Soares, o Brasil torna-se pioneiro ao estabelecer que as Companhias reguladas pela CVM adotem o relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade emitido pelo International Sustainability Standards Board – ISSB. Quando se trata de alinhamento de boas práticas de governança, o Brasil sempre busca andar em linha com as autoridades internacionais. Foi assim quando lá em 2007 com a Lei 11.638/07, quando da harmonização das práticas contábeis nacionais às internacionais (IFRS). Medidas assim trazem confiança e compromisso do país com a agenda socioambiental, além de atrair financiamentos internacionais para o país. A participação do auditor independente nesse processo com o Relatório de Asseguração contribui com a credibilidade e confiança necessária para o mercado.

Fonte: Resolução CVM Nº 193, de 20 de outubro de 2023

Veja outra matéria que trata de práticas sustentáveis: A Importância da ESG no Mundo e nos Negócios.

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Revisão de Pronunciamentos Contábeis para as Companhias Abertas

Revisão de Pronunciamentos Contábeis para as Companhias Abertas

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM emitiu a revisão dos Pronunciamentos Contábeis: CPC 15 (R1), CPC 27, CPC 20 (R1) e CPC 41 obrigatória às Companhias Abertas. A seguir as alterações instituídas com vigência a partir de 1º de novembro de 2023: CPC 15 – Combinação...

Inscreva-se para mais novidades.