Blog Conatus

A Auditoria em Empresas de Grande Porte

15 mar, 2019

Auditoria independente para Empresas de Grande Porte

As empresas de grande porte ao efetuarem o preenchimento da Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil, devem se atentar a exigibilidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil – SRFB de inclusão do nome do auditor independente.

A denominação de empresa de grande porte foi instituída pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que corresponde “a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais)”.

Além da classificação às empresas sobre a receita bruta anual e ativo total, trouxe a obrigatoriedade da escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, além de submetê-las ao exame por parte de auditoria independente com registro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Para as empresas ao qual possui uma única estrutura societária, a princípio, a aplicabilidade da norma não tem muito segredo, pois torna-se fácil a identificação da necessidade ou não da adequação, mas deve-se ter atenção quando se envolve empresas sob controle em comum. Muito se discute sobre o conceito de “sociedades sob controle comum”, onde existem muitos grupos empresariais e empresas familiares que possuem diferentes estruturas societárias, portanto devem se atentar à este aspecto para que não desenquadrem suas empresas ao exigido pela Lei nº 11.638/07, deixando, assim de incluir o nome do auditor independente nas ECDs quando do preenchimento, acarretando em atrasos, consequentemente em penalidades.

A atenção dos Administradores e Contadores é essencial na identificação de enquadramento das empresas e eventual necessidade de contratação do auditor independente, principalmente em se tratando uma primeira auditoria.

Mas as Empresas não devem olhar apenas como uma mera obrigação acessória. Neste processo todos os envolvidos ganham. As Empresas que contratam os serviços de auditoria independente se beneficiam com a melhora de sua imagem perante o público externo (clientes, fornecedores, fisco, outros) dando a segurança e transparência sobre seus números;evolução com a obtenção de sugestões construtivas para seus processos internos, credibilidade na prestação de contas e das demonstrações contábeis.

Os auditores independentes são capacitados e possuem larga experiência prática no atendimento àsempresas enquadradas como “entidades de grande porte”, possibilitando eficiência e agilidade na prestação de diversos serviços como diagnósticos sobre os principais impactos da norma nas demonstrações contábeis em suas operações, na realização da auditoria das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, e na revisão de processos em busca de melhorias contínuas dos controles internos, bem como para adequação das políticas contábeis.

Como a Conatus pode contribuir para sua empresa?

A Conatus dispõe possui um time composto por sócio, diretor e equipe de auditores capacitados e com larga experiência prática no atendimento à Entidades de Grande Porte possibilitando eficiência e agilidade na prestação de serviços de:

  • Diagnóstico sobre os principais impactos da norma nas demonstrações contábeis;
  • auditoria das demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil;
  • Revisão de processos em busca de melhorias contínuas dos controles internos.

Conte com a Conatus Audit :

Luiz Soares

Audit Partner
luiz.soares@contatusaudit.com.br

Avenida Angélica, nº 2.223, 8º andar – cj. 802
Consolação
São Paulo – Brasil
Cep: 01227-200
+55 (11) 3627-3318
www.conatusaudit.com.br

Compartilhe:

Últimas Publicações

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Regime de Tributação sobre Resgates de Fundos de Pensão

Em 10 de janeiro de 2023, foi a provada a Lei de nº 14.803, que altera a Lei nº 11.053, de 29 de dezembro de 2004, para permitir aos participantes e assistidos de plano de previdência complementar optem pelo regime de tributação por ocasião da obtenção do benefício ou...

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

Transparência na Divulgação de Demonstrações Financeiras

A Comissão de Valores Mobiliários – CVM aprovou a Orientação Técnica OCPC 07(R1), emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, que trata da evidenciação na divulgação de relatórios financeiros para fins gerais, anuais e intermediários, obrigatório às...

Inscreva-se para mais novidades.