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O crescimento das Micro e Pequenas Empresas em 2021

5 out, 2021
Micro e Pequena Empresa

Hoje, 05 de outubro, é o Dia das Micro e Pequenas Empresas, data para homenagear e parabenizar os empreendedores que batalham para construir, manter e sustentar seus próprios negócios.

E mesmo com tantos desafios e dificuldades, o número de Micro e Pequenas Empresas cresceu consideravelmente em 2021. Segundo dados levantados pelo Sebrae, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas (PMEs) foram abertas no Brasil entre janeiro e abril deste ano.

Em meio a pandemia, os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 2.094.812 empregos com carteira assinada, o que significa 71,8% das vagas criadas no País nos últimos 12 meses.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o que determina o porte do empreendimento é sua receita bruta anual:

TIPORECEITA BRUTA ANUAL
Microempresaigual ou inferior a R$ 360 mil
Pequeno porteentre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões

Os resultados de abertura de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) mostra a força do empreendedorismo no Brasil, que mesmo diante das incertezas e adversidades, tem tirado do papel o sonho de muitas pessoas de ter o próprio negócio.

Mas ter seu próprio negócio não é tarefa fácil para ninguém e existem vários desafios que o empreendedor precisa enfrentar.

Alta carga tributária

O regime tributário é pesado no Brasil, e se o empreendedor não tiver um bom planejamento na criação e gestão da empresa, o risco de fracasso é elevado.

Por isso é importante fazer uma pesquisa especializada sobre enquadramento em um regime tributário mais leve como o Simples Nacional, por exemplo, ou mesmo a isenção de certos impostos dependendo da atividade da empresa.

O Brasil possui uma legislação complexa com relação a impostos, então é fundamental estar sempre atento e contato com ajuda especializada para acompanhar a parte fiscal e financeira de sua empresa.

Possibilidade de fechamento em curto prazo de micro e pequena empresa

Dados do IBGE mostram que mais de 50% das empresas que foram abertas no país são fechadas antes de completarem 5 anos de vida. Isso pode acontecer por diversos fatores, e quase todos estão relacionados com a falta de um bom planejamento.

Relacionamos aqui uma pequena lista dos principais fatores que contribuem para o encerramento de uma nova empresa:

  • Não conseguir fornecedores ideais;
  • Não manter diferenciação entre os concorrentes;
  • Deixar de cobrar os preços corretos de produtos e serviços, perdendo lucro;
  • Deixar de identificar o público-alvo corretamente;
  • Ter o lucro muito baixo sem possibilidade de reinvestir;
  • Não fazer plano de negócio;
  • Não medir seu capital de giro corretamente.

Mas não é motivo para desanimar. Para consolidar seu negócio no mercado atual é preciso buscar sempre conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial.

Fazer gestão empresarial

Um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam é a dificuldade de fazer a gestão financeira e administrar tudo sozinho. São muitas funções a serem executadas e cuidadas. Marketing, controle de vendas, controle financeiro, gestão de pessoas, estoque, entre outras, principalmente nas micro e pequenas empresas.

Tudo isso exige conhecimento múltiplo e muita informação para se manter atualizado dos detalhes de todas as áreas.

Quanto vale sua empresa?

Muitos empreendedores não fazem ideia do valor de mercado da própria empresa, seja para uma possível negociação de compra e venda, que acontece com muita frequência no caso das startups, ou para investir no crescimento e até mesmo definir novos rumos.

Fazer o valuation da empresa é importante para avaliar se o dinheiro investido na empresa trouxe resultados concretos, quais itens valorizaram a empresa para o mercado e ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a produção e dinâmica empresarial.

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam na gestão e tomada de decisão, mas também é fundamental ter parceiros e fornecedores de confiança que auxiliam na rotina de micro e pequena empresa.

Nós temos a honra de apoiar nossos clientes de micro e pequeno porte, em seus desafios diários, seja na auditoria das demonstrações contábeis, na elaboração do valuation de suas empresas para suporte às tomadas de decisões, com a realização de diagnóstico contábil, e na implementação de controles internos, contribuindo com sugestões e melhorias de seus processos visando eficiência, agilidade e economia.

Quer saber mais sobre Gestão de Micro e Pequena Empresa? Fale com a gente!

Fontes: Agenciabrasil, Sebrae e Governo do Brasil

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